Fundos Imobiliários

Começado por Maranhão Editorial · 0 Respostas
Avatar

Maranhão Editorial


2 meses atrás

Postou: 2 meses atrás
Recebemos muitas perguntas de iniciantes no mercado sobre como começar a investir em fundos imobiliários.


Conforme já recomendamos em ocasiões anteriores, indicamos fortemente o livro Guia Suno Fundos Imobiliários e, também, o curso online “Investindo em Fundos Imobiliários” do professor Baroni.

No entanto, aprender apenas a teoria não faz sentido algum.

É preciso, em paralelo, praticar o que se aprende. Somente assim o conhecimento se consolida em nossa mente.

Porém, muitos nos confessam possuir certa dificuldade em justamente dar esse primeiro passo, ou seja, iniciar, de fato, os seus investimentos nessa indústria.

O que recomendamos para quem se encontra nessa condição é que, a princípio, junte dinheiro e compre 1 (isso mesmo, apenas uma) cota de 3 (três) fundos imobiliários diferentes.

Que fundos imobiliários seriam esses?
Sugerimos que isso seja você quem decida, mas recomendamos que sejam fundos imobiliários de tijolo de segmentos diferentes.

Por que?

Porque esse Fiis possuem uma estrutura contábil mais fácil de ser entendida do que um fundo de papel, fundo de fundos ou fundo de desenvolvimento, por exemplo.

Dito isso, daí você pode ficar à vontade por decidir.

Lajes corporativas, galpões e shoppings podem ser boas alternativas num primeiro momento, mas o ideal é que você escolha por conta própria aqueles segmentos os quais mais se identifica.

Feito isso, o que recomendamos é que você compre essas 3 cotas desses 3 fundos imobiliários e observe o seu desenvolvimento nos próximos dois meses.

Nesse momento, a ideia é que você desenvolva a consciência de que, quanto menos você abrir o seu home broker para olhar variação do preço de suas cotas, melhor.

Isso porque o que importa, no longo prazo, é a capacidade de geração de renda dos seus ativos, e os ganhos por valorização das cotas seriam como se fossem uma espécie de “bônus” para o investidor.

Resumindo, não se apegue às variações de preços, e sim à capacidade de geração de proventos da sua carteira.

Ainda nesse intervalo de tempo, acompanhe todas as notícias provenientes dos seus Fiis que são disponibilizadas ao mercado.

Você pode acompanhar essas novidades se cadastrando na página do fundo imobiliário em questão no nosso site.

Fazendo isso, você recebe diretamente no seu e-mail qualquer nova informação a respeito desse Fii que a sua gestão disponibilizar ao mercado.

É a informação que vai atrás de você, e não o contrário.

Para fazer isso, vamos tomar como exemplo o KNCR11 (não é uma recomendação, apenas um exemplo didático).

Entrando na página do KNCR11 no fiis.com.br você verá, logo na página principal, o botão denominado “Seguir KNCR”. Clique ali e preencha a caixa que se abrir em seguida com o seu e-mail.

gostei de fundos imobiliários mas como começar

Fazendo isso, qualquer nova informação proveniente do fundo imobiliário que você se cadastrar irá diretamente para o seu e-mail, automaticamente.

Feito isso com os Fiis da sua carteira, portanto, você estará sempre atualizado sobre os principais acontecimentos dos mesmos.

Faça esse exercício durante dois meses para você conseguir entender, com isso, características importantes desses ativos, como por exemplo, qual a proveniência dos rendimentos desses fundos imobiliários, qual o nível de transparência das suas gestoras, quais as condições atuais dos seus contratos, perspectivas futuras, dentre outros pontos importantes.

É importante que você se atente, também, aos informes mensais, informes trimestrais e aos relatórios gerenciais desses ativos.

Fazendo isso, o seu nível de segurança e confiança a respeito dessa indústria irá se mostrar cada vez maior.

Depois disso, não esqueça de diversificar a sua carteira e reinvestir os dividendos recebidos todos os meses.

Os efeitos dessa pratica são exponenciais, no longo prazo.

No início poderá ser frustrante (os proventos pagos, por cotas, normalmente se mostram na casa dos centavos), porém, como sempre destacamos, só possui sucesso nessa indústria quem é paciente e disciplinado.

Comece o quanto antes e não pare nunca mais!

Conte conosco.